OS BATISTAS, 100 ANOS EM GOIÁS

PIB em Goiânia- Primeiro Templo à Rua 13 com 16 ( Arquivo Pessoal ).JPG

Segundo historiadores, no ano de 1942 Goiânia tinha, distribuídos entre os seus sete bairros, 01 templo católico e dez templos evangélicos, incluindo o recém-inaugurado templo da PIB em Goiânia. De acordo com os mesmos historiadores, a construção foi idealizada, orientada e dirigida pelo próprio pastor titular da igreja à época, o missionário norte americano Walter Beasley Mc Nealy.

O Jornal Batista, edição de 29-01 e 5-02 de 1942, publicou um artigo sobre o trabalho batista realizado na capital goiana nesta fase. Assim descreve o texto do jornal acima mencionado sobre o 1º templo da PIB, na edição citada: “A fachada do prédio estende-se por vinte e cinco metros. Vinte e sete portas e cinquenta e duas janelas cuidadosamente distribuídas garantem o acesso fácil às diversas dependências e ventilação conveniente. Doze metros de altura interna (pé direito) e as galerias dão ao interior um aspecto verdadeiramente grandioso. O batistério, que fica no segundo andar, tem a beleza grandemente realçada pela ótima pintura de uma paisagem do Jordão, de água corrente, obra de um pintor do Rio de Janeiro”. Continua descrevendo: “Todo o material empregado foi adquirido em São Paulo, inclusive o madeiramento das portas, janelas, etc…, e mais o mobiliário, de jacarandá. As obras foram custeadas pela própria igreja, auxiliada, naturalmente, por algumas ofertas, vindas da América do Norte”.

Nota: Imagem de Arquivo Pessoal, gentilmente cedida por Messias de Souza Costa, através de Regina de Souza Costa – membros da PIB em Goiânia

Fonte: http://cristocentrado.blogspot.com.br/2014/02/centenario-dos-batistas-em-goias-imagens.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s