Dia da Aliança Batista Mundial

Baptist_World_Alliance_Logo

Neste domingo (1º domingo de Fevereiro), celebramos entre os Batistas ao redor do mundo o “Dia da Aliança Batista Mundial”. Com certeza, em muitas línguas, dialetos, nações e povos estaremos cantando, orando e proclamando a mensagem das Boas Novas do Evangelho e também suplicando e agradecendo ao Senhor pela Aliança Batista Mundial.

A sigla em inglês, como é conhecida, é BWA (Baptist World Alliance). A BWA, que se estende por todas as partes do mundo, existe como uma expressão da unidade essencial do povo Batista no Senhor Jesus Cristo, para inspirar a comunidade e para fornecer canais para compartilhar preocupações e habilidades em testemunho e ministério.

A Aliança reconhece a autonomia e a interdependência tradicionais das Igrejas e dos órgãos associados. A declaração de missão da BWA diz: “Reunindo a família batista para impactar o mundo por Cristo” e como visão: A Aliança Mundial Batista é um movimento global de Batistas compartilhando uma confissão comum de fé em Jesus Cristo unidos pelo amor de Deus para apoiar, encorajar e fortalecer-se mutuamente ao proclamar e viver o Evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo ante um mundo perdido e dolorido.

Normalmente, a Aliança se reúne em um Congresso Mundial a cada cinco anos, com o propósito de companheirismo, inspiração, informação, enriquecimento, encorajamento e gestão. O próximo congresso da Aliança Batista Mundial será no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, que em 1960, recebeu pela primeira vez o congresso no estádio do Maracanã. Os objetivos da Aliança Batista Mundial são descritos a partir da seguinte expressão: 

Sob a orientação do Espírito Santo, os objetivos da Aliança serão: 

1. Promover a comunhão cristã e a cooperação entre os batistas em todo o mundo.
2. Dar testemunho do evangelho de Jesus Cristo e ajudar os corpos membros e sua tarefa divina de levar todos os povos a Deus através de Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
3. Promover a compreensão e cooperação entre os corpos batistas e com outros grupos cristãos, de acordo com a nossa unidade em Cristo.
4. Atuar como uma agência para a expressão da fé bíblica e princípios e práticas batista historicamente distintivos.
5. Atuar como uma agência de reconciliação buscando a paz para todas as pessoas e defender as reivindicações dos direitos humanos fundamentais, incluindo a plena liberdade religiosa.
6. Servir como um canal para expressar a preocupação social cristã e aliviar as necessidades humanas.
7. Trabalhar em cooperação com os órgãos membros como recurso para o desenvolvimento de planos de evangelismo, educação, crescimento da igreja e outras formas de missão.
8. Fornecer canais de comunicação que lidam com o trabalho relacionado a esses objetivos através de todos os meios possíveis.

Celebremos, então, neste domingo, o “Dia da Aliança Batista Mundial”!

O Jornal Batista, 04/02/18, Editorial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s