Seminário para Casais

1

A Igreja Batista em Vila Galvão, realizou neste sábado 17/02, o primeiro Seminário para Casais.

O formato adotado foi mais informal, com o pastor ministrando o assunto aos casais, com interação dos presentes durante e depois.

O ASSUNTO

Para este primeiro encontro foi abordada a diferença de perspectiva que o mundo e a Bíblia têm sobre o relacionamento conjugal.

O casamento no mundo pode ser visto como o auge da vida, o relacionamento mais profundo e seguro que podemos ter – e por isso existem muitas expectativas sobre ele. O ser humano decaído, necessitado em sua alma de uma série de cuidados, projeta então no cônjuge o que pode receber somente do Senhor, ao invés de esperar do casamento apenas aquilo que Deus reservou, segundo a Sua Palavra.

Na Bíblia, o casamento não é visto como o mundo o vê, pois há uma instância maior para a alma, que é Deus, por meio do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele supre uma série de carências que de fato devem estar atendidas a fim de entrarmos no relacionamento levando suprimento e não vazio – e somente assim poderemos desempenhar bem nossos papéis bíblicos no lar.

A cruz é a cura para muitos males do casamento e da família, ajuda a cada membro a fazer morrer o egoísmo e as demais coisas que não estão previstas na Palavra de Deus para a vida comum da família.

Encontramos a vida em abundância que Jesus dá na morte do “eu” na cruz que Ele proporciona. Cruz, Bíblia e Espírito Santo: este é o caminho do casamento abençoado, com humildade e sem orgulho. Assim, cada um assume o seu papel bíblico com santidade e amor, com responsabilidade no casamento.

conversa

Mas, quando falamos de papéis, normalmente olhamos os cônjuges sob a ótica da cobrança e estamos sempre prontos a apontar toda falha cometida.

Já lhe ocorreu, entretanto, que por trás deste papel há um ser humano que pode estar sentindo dor?

É preciso não apenas conhecer os papéis, mas de uma ajuda mútua, em amor, para que ora haja compreensão das falhas, ora apoio para que o outro se conforme a expectativa das Escrituras, como marido ou mulher – no meio de um mundo caótico, onde ambos os cônjuges chegam em casa estressados e com muito pouco a dar. Não considerar as mudanças do século 21 e o impacto que elas trazem no indivíduo e na família é caminho certo para frustração e não para solução. Precisamos de aceitação da realidade por um lado e da busca a Deus por outro para que possamos prosseguir.

Além de lidar com o que é contemporâneo, é preciso lidar com o que é clássico no ser humano, o pecado, fazendo-os morrer a cada dia, a fim de que não atrapalhem nossos papéis bíblico do casamento:

“Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará” (Marcos 8:34,35)

Negar a si mesmo implica várias áreas de nossas vidas, e viver o Evangelho inclui o casamento, pois envolve papéis bíblicos do cristão. O caminho não é reinventarmos a roda, mas negarmos nossas opiniões e buscarmos fidelidade, rejeitando a influência da cultura e nos moldando ao que a Escritura diz sobre o casamento. Isso será garantia de felicidade no lar, pode acreditar, será uma consequência natural, quem garante é Deus que nos criou, revelou a Sua Palavra para nós e nos ajuda por Sua graça!

Assim, depois de passada a ilusão inicial do casamento (o que é bom), é preciso agora deixar de tentar encaixar todas as nossas ideias erradas sobre o matrimônio, oriundas do pecado, do egoísmo, e afins e ressignificar o casamento, os papéis e expectativas, com base bíblica.

PRÓXIMOS PASSOS

O encontro encerrou com uma palavra de oração e o desejo dos casais em darmos prosseguimento ao Seminário.

oração

amorrespeitoNos próximos trabalharemos em etapas o livro “Amor e Respeito – o Que Ela Mais Deseja, do Que Ele Mais Precisa”, do autor Emerson Eggerichs, Editora Mundo Cristão, que pode ser adquirido neste link. O formato seguirá com interação entre os participantes e também serão abordados assuntos de outras fontes, livros, mas sempre buscando, por fim, o caminho da Bíblia no casamento.

Se você deseja receber mais informações e ser avisado(a) quando ocorrerem os próximos Seminários para Casais, preencha o formulário abaixo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s