A seguir sugiro para memorizar um esboço simples do evangelho. Não é exaustivo, mas cobre os temas básicos do que é necessário saber para ser salvo.
Quem é Deus.
A Bíblia ensina que Deus nos criou e nos sustém. Assim, ele é a autoridade absoluta em nossa vida. É perfeito e amável, e requer que o obedeçamos perfeitamente.
1.Deus criou e é dono de todas as coisas, incluindo você (Gn 1.1; Sl 24.1)
2.Deus é perfeitamente santo (Mt 5.48)
3.Deus requer nossa perfeita obediência à sua lei (Tg 2.10)
Quem somos nós
Ao invés de buscar a Deus, todos vivem em rebelião desobediente contra Deus. A Bíblia chama essa desobediência de “pecado”. Boas obras nunca apagam a culpa pelo pecado. A penalidade pelo pecado é mais que a morte física que todos experimentarão; é eterna separação de Deus no inferno. O homem merece esse veredicto por recusar-se a obedecer Deus.
1.Quebramos a lei de Deus (Rm 3.10, 23)
2.Temos de pagar a penalidade eterna de nosso pecado (Rm 6.23)
3.Não podemos nos salvar por nossas boas obras (Tt 3.5)
Quem é Jesus
O grande amor e a misericórdia de Deus oferecem perdão a todo pecador. Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz, para pagar a penalidade do pecado de todos quantos creem. Em sua morte, Jesus suportou nosso castigo e satisfez a ira de Deus. Em sua ressurreição, Jesus provou que é Deus e declarou vitória sobre o pecado e sobre a morte.
1.Cristo veio à terra como ambos, Deus e homem sem pecado (Cl 2.9)
2.Cristo demonstrou seu amor morrendo na cruz para pagar a penalidade do pecado (Rm 5.8; 2Co 5.21)
3.Cristo ressurgiu da morte e hoje está vivo (1Co 15.4)
Nossa resposta
Deus ordena que confessemos e nos arrependamos do pecado. É necessário crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Temos de submeter toda nossa vida a Jesus Cristo, obedecendo-o como nosso Senhor e Salvador. Somente a fé em Cristo nos outorga perdão.
1. Temos de nos arrepender de tudo que desonra a Deus (Is 55.7; Lc 9.23)
2. Temos de crer em Cristo como Senhor e Salvador (Rm 10.9)
(Do livro “Evangelismo” de John MacArthur)