Devocional – O seu relacionamento com Deus

qndofazermeudevo

Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento.” (Mateus 22:37,38, NVT) 

I. ENCONTRANDO “O PROPÓSITO”

Chega uma hora na vida cristã que precisamos amadurecer. Independente das “coisas da vida” estarem indo bem ou mal, estando do jeito que queríamos ou não, aconteça o que acontecer, estando eu gordo ou magro, fraco ou forte, bonito e não tão bonito, com dinheiro ou sem dinheiro, frustrado ou realizado – o que interessa é o meu relacionamento com Deus.

Quando entendemos isso, chegamos naquele momento em que descobrimos qual é realmente o propósito da vida. Isso impacta as pessoas – mais do que elas verem que está “tudo bem” na nossa vida. As pessoas vão perceber nossa confiança e vida focada, independente das circunstâncias.

Existe uma coisa que está acima de tudo e que nos concede propósito e significado mesmo quando as coisas não vão bem. Deus criou você para este propósito único: o relacionamento com Ele, e, sem isso, a vida não tem sentido. Ao entendermos a perspectiva deste relacionamento, por meio da nossa hora devocional, isso muda radicalmente nossa vida. 

II. O PRIMEIRO COMPONENTE DO DISCIPULADO É O NOSSO RELACIONAMENTO DEVOCIONAL           

No contexto da passagem bíblica citada acima, Jesus é indagado sobre qual mandamento de Deus era o mais importante. Mas, surpreendendo a todos, Jesus não falou sobre regras religiosas, mas Ele nos deu um vislumbre do coração do nosso Pai ao revelar o propósito eterno de Deus: ter um relacionamento de amor com cada um de nós. Aliás, foi por este motivo que Jesus morreu e não simplesmente para nos livrar das “chamas do inferno”.

Todas as religiões do mundo baseiam-se num conjunto de normal, com exceção do cristianismo. Essa verdade é indescritível e maravilhosa – extraordinária. Não temos que fazer algo para sermos aceitos por Deus; Ele nos aceitou e fez algo por nós. Precisamos agora passar tempo com Deus e desenvolver um relacionamento de amor com Ele.

Mas, tudo na vida requer prática, por parte do ser humano, a fim de este desenvolva suas habilidades. Habilitados pelo sangue da graça, da Nova Aliança, pelos méritos de Cristo, temos agora acesso ao Pai celestial, entretanto, é preciso agora desenvolver esse relacionamento segundo o caminho definido por Ele – e não por nós. Não somos nós que imaginamos como se deve relacionar com Deus, e, então fazermos como bem acharmos melhor. Deus, na Sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu o meio: Pelo Seu Espírito, pela graça, por meio da fé, por Sua Palavra.

Isso significa que só há um caminho que nos levar a viver nosso propósito maior de vida: praticar, praticar e praticar a vida devocional diária com a Palavra de Deus, abençoados por Sua Majestade, o Senhor, que nos quer cada vez mais próximos dEle, e não apenas conhecendo os assuntos do Seu Reino. Deus também não quer somente que façamos algo para o Reino. Ele quer que tenhamos relacionamento com o Rei – Ele. E devocional é relacionamento. É bom estudar, é bom aprender, é ótimo fazer… mas isso tudo não é se relacionar, se não tiver o ponto de partida correto: a adoração pessoal. Adoração é relacionamento.

O primeiro e mais importante elemento do discipulado é desenvolver um relacionamento de amor com Deus.

III. COMO FAZER

No estudo que estamos usando como base para esta lição, o autor, Lonnie Berger, sugere um “Bê-a-bá” da Hora Devocional. Escolha uma passagem bíblia (um capítulo, por exemplo) e leia na sua hora devocional. Depois, siga os seguintes passos:

A. Faça perguntas e registre suas ideias e meditações:

O texto contém:

  • Uma ordem a ser obedecida?
  • Uma promessa da qual você pode se apropriar?
  • Um pecado a ser evitado?
  • Uma aplicação a ser feita?
  • Algo novo sobre Deus?

Toda vez que sublinhar alguma coisa na Bíblia, faça essas perguntas a você mesmo para estimular seus pensamentos.

B. Depois de meditar, escolha o versículo básico e anote-o. Registre seus principais pensamentos sobre esse versículo. 

C. Comunique-se com o Senhor em oração toda vez que quiser. Ele está imprimindo em você Suas verdades.

 Veja abaixo um cartão que você pode usar sua hora devocional (modelo em branco e preenchido como exemplo):

devocional-exemplo

>>Baixe arquivo PDF contendo cartões de devocional em branco para você imprimir e usar, clique aqui: devocional_cartão-em-branco <<

IV. ORIENTAÇÕES PARA A HORA DEVOCIONAL

  1. Escolha um horário e local para ter sua hora devocional diariamente. A maioria das pessoas prefere o período da manhã. Dependendo da sua agenda, talvez seja melhor ter esses momentos antes de dormir. Escolha um lugar livre de interrupções e distrações;
  2. Use as fichas (modelos em anexo) para criar um Diário da Hora Devocional, registrando seus pensamentos. Ao anotar seus pensamentos, você se obrigará a pensar – o que faz com que a Palavra se enraíze mais profundamente em você. Esse processo transformará a sua vida. O inimigo quer impedir com todas as forças que isso aconteça. O diabo não se importa tanto em termos muito conhecimento da Bíblia e muitas atividades na igreja, o que ele não quer é que tenhamos o relacionamento com Deus;
  3. Adquira este hábito para o resto da vida. Não fique desanimado se achar difícil no início. Leva tempo para que ele se estabeleça e desafiará suas prioridades, mas vale a pena. Um dia você olhará para trás e perceberá que seus momentos mais preciosos na terra foram aqueles que você passou com o Senhor!

“Quero passar tempo suficiente com Jesus todos os dias, até que meu coração se encha de alegria” (Martinho Lutero).

Pratique o exercício devocional com fé, seja feliz e experimente as mudanças que você tanto procura – sobretudo dentro de você mesmo!

 

Fonte: Baseado no estudo “Cada homem um Guerreiro – Vol.1” da Rádio Transmundial, clique aqui para adquirir: Cada Homem Um Guerreiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s